Seis meses na França, um ano e meio em Espanha e em Portugal mais de dez anos foram os desafios seguintes. Em Portugal fui convidado para “Gerir TI”. E eu ainda não sabia bem o que era aquilo. Só sabia que era interessante e ainda mais ficou após assumir a Gestão de Infra-estrutura no primeiro ano e Gestão de Projetos nos dois anos seguintes.

Já era o momento para conhecer BI (Business intelligence) e de conhecer o BSC (Balanced Scorecard) no ISPGAYA (Instituto Superior Politécnico Gaya). Daí o interesse por TI aumentou tanto que as Certificações Microsoft passaram a ser o desafio da vez. E nos Centros Microsoft de Formação não há como ficar à parte das tendências e dos novos desafios.

gallery/1991-ibm

HISTÓRICO  PROFISSIONAL

No âmbito profissional o caminho já é mais longo do que às vezes dou conta!

Um início com direito a uma formal apresentação à Informática quando ainda não sabia se a Faculdade de Matemática seria o meu destino.

Passei pela mesma aventura que todos os iniciantes na área das Tecnologias (Computação era o termo geral aplicado no Brasil de meados da década de 1980). Até “Borracha para apagar Memória da CPU” fazia parte do material a solicitar no Almoxarifado.

gallery/1997-servidor

Não antes de um ano já era possível utilizar o teclado de um “IBM 3278-2″ e ter os primeiros contatos com o DOS/VSE no IBM 4331. Finalmente em 1986 sou confrontado com o desafio de aprender a trabalhar com um IBM-PCxt 8088 para partilhar o conhecimento com os demais funcionários do CPD, hoje TI.

Com o “à vontade” cada dia mais excitante, apareceram algumas oportunidades com o Apple IIe e com o MS Windows 3.0. Por indicação de um Gerente do CPD, optei pela Microsoft e segui trilhando esta opção.

Quando, após quase oito anos de caminhada na ECB (Empresa Construtora Brasil S/A), fui convidado a iniciar atividade como Assessor em Micro-informática não tive qualquer dificuldade de aceitar mais esse desafio. O mesmo Gerente de CPD ofereceu-me apoio para um curso na UFMG e na UFSC. O segundo teve de ser abandonado na reta final pela demanda que imperou a minha nova etapa: Desenvolvimento de Projetos em VB6/MS SQL/NT4.

gallery/2007-euro

E um dos contatos me levou para um “novo” continente. Era a vez de outro projeto de Infra-estrutura e Administrativo. Desta vez em Angola. Excelente experiência pessoal e novo momento: Virtualização.

Conhecendo e estudando Virtualização fui convidado a assumir Parceria Microsoft e atualmente presto Assessoria e Treinamento em Ambientes Microsoft (Server 2003, 2008R2, 2012 e Hyper-V) e VMWare (vSphere).

Qual será o próximo?

gallery/2009-angola_04